A iniciativa é um movimento nacional de voluntariado que celebra o 7º princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade
Com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social, a Sicredi Ceará participa do Dia de Cooperar, ou Dia C – iniciativa criada pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), voltada para colocar em prática os princípios e valores cooperativistas por meio de ações voluntárias. Para somar forças em prol deste movimento, a Instituição Financeira cooperativa irá contribuir este ano com doação alimentos e a arrecadação de roupas e donativos para diversas entidades do Ceará, em regiões como Itapipoca, Limoeiro do Norte, Crateús, Russas, Quixadá, Sobral, Aracati e Fortaleza.
A campanha também visa promover atividades de educação financeira. Por meio do Programa Cooperação Na Ponta do Lápis, a Sicredi Ceará leva, gratuitamente, conhecimento sobre o consumo sustentável e melhor administração dos recursos financeiros. Além disso, uma caravana de doação de sangue atende colaboradores e associados, trazendo à tona a importância de ser um doador.
Segundo o Diretor Executivo da Sicredi Ceará, Eduardo Demes, “O 7º princípio do cooperativismo promove o interesse pela comunidade como parte da nossa essência. Nosso compromisso em desenvolver nossa região vai além de oferecer produtos e serviços financeiros, mas também estimular a cooperação como força transformadora da sociedade.”
Para o Vice-presidente da instituição, Hegel Nóbrega, o Dia de Cooperar é um marco importante para a promoção da intercooperação, o 6ª princípio cooperativista, e ressalta o convite para a participação de todos. “Incentivamos não apenas colaboradores e associados, mas toda a comunidade a apoiarem a campanha e levarem doações de alimentos em nossos pontos de atendimento. Temos um compromisso especial com essa iniciativa, e a cada um 1kg doado, a Sicredi Ceará se responsabiliza em doar mais 1kg”, finaliza.
Confira as instituições beneficiadas com a campanha:
– Associação dos Catadores de Lixo (Limoeiro do Norte)
– Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Russas (Russas)
– Associação Escolinha Espaço Jovem Clube (Crateús)
– ASSIPE – Associação Internacional Peniel (Fortaleza)
– Associação dos Vicentinos (Tauá)
– Casa Bom Samaritano (Sobral)
– Fundação Projeto Diferente (Fortaleza)
– Instituto Doando que se Recebe (Fortaleza)
– Instituto Manuel Braga (Aracati)
– LBV – Legião da Boa Vontade (Fortaleza)
– Mover Psicologia e Desenvolvimento Humano (Itapipoca)
– Projeto Amigo dos Pobres (Quixadá)