Vila das Artes leva circenses para residência artística em Portugal

 

A Escola Pública de Circo da Vila das Artes promoverá uma série de ações que celebram o início da Residência Circense Vila das Artes & Chapitô, que levará circenses brasileiros para uma residência artística em Lisboa, Portugal, em dois períodos ao longo do ano de 2023. As ações de pré-embarque do primeiro grupo a viajar incluem formações nas modalidades circenses Antipodismo e Arame, que já estão com inscrições abertas (confira o detalhamento mais abaixo) e um evento especial de pré-embarque, voltado para artistas, imprensa e autoridades, na sexta-feira (10/02), às 17h.

 

Participam da residência circense Ninha Almeida, José Emanuel e Werbertt Souza, artistas que viajarão acompanhados de Ana Vieira, coordenadora da Escola Pública de Circo da Vila das Artes, e Cláudio Ivo, professor-técnico da mesma instituição. O primeiro grupo de circenses brasileiros a viajar permanecerá em Portugal de 14 de fevereiro a 30 de março. O segundo grupo tem previsão de ida e permanência para setembro e outubro deste ano.

 

“A parceria entre a Escola Pública de Circo da Vila das Artes e a Escola de Artes Circenses Chapitô é fruto de uma política pública cultural que tem como objetivo estabelecer conexões e ampliar fronteiras com outros países, a fim de qualificar nossos alunos e artistas, e exportar nossos talentos de modo a gerar um intercâmbio que fortaleça a pesquisa, a criação e as relações institucionais”, comentou Cássia Campos,  diretora-presidente do Instituto Iracema.

 

Os participantes das residência foram selecionados ao longo do segundo semestre de 2022, por meio de chamada pública destinada a jovens e adultos com pelo menos três anos de experiência nas linguagens circenses, bem como habilidades para a formação e para execução de números nas modalidades de arame, monociclo e antipodismo.

 

“É uma residência de grande importância para o aperfeiçoamento e a qualificação profissional circense nos dois países, uma vez que leva a Portugal artistas com experiências na lona, em escolas de circo brasileiras e na arte de rua, em modalidades que estão, de certo modo, sendo esquecidas no universo circense”, comenta Ana Vieira, coordenadora da Escola Pública de Circo da Vila das Artes.

 

A Residência Circense Vila das Artes & Chapitô, realização em parceria com a Escola de Circo do Chapitô – Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo (EPAOE), é parte do Programa Fomento a Laboratórios, Pesquisas e Residências da Escola Pública de Circo da Vila das Artes.

 

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultural de Fortaleza (Secultfor) e administrado pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

 

Cursos

Antes da viagem do primeiro grupo da Residência Circense Vila das Artes & Chapitô a Portugal, dois dos artistas integrantes da seleção promovem formações na Vila das Artes.

 

Segue com inscrições abertas a formação “Oficina de Antipodismo (Tranca)”, com Werbertt Souza. Inscrições podem ser realizadas por meio de ficha de inscrição on-line disponível em www.viladasartesfortaleza.com.br.

 

O Workshop de Arame, com Ninha Almeida, previsto para quarta e quinta-feira (08 e 09/02), das 9h às 12h, na Vila das Artes, já se encontra em andamento. A formação irá propiciar para crianças e adultos o conhecimento e a experimentação da técnica circense de equilíbrio em arame.

 

Serviço

Residência Circense Vila das Artes & Chapitô • Evento de Pré-embarque

Data: Sexta-feira (10/02)

Horário: 17h

Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro, Fortaleza – CE)

 

Workshop de Arame, com Ninha Almeida

Ação já em andamento

Data: 08 e 09/02

Horário: das 9h às 12h

Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro, Fortaleza – CE)

 

Oficina de Antipodismo (Tranca), com Werbertt Souza

Inscrições em www.viladasartesfortaleza.com.br

Data: 13 a 17/02

Horário: das 9h às 12h

Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221. Centro, Fortaleza – CE)

Compartilhar:

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !