Grupo Coaph Saúde realiza ações gratuitas e coloca em evidência a prevenção ao suicídio

 

O Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio é lembrado em 10 de setembro, mas a campanha ocorre durante todo mês e a Cooperativa irá realizar ações gratuitas na Praça do Ferreira, em Fortaleza, e na Praça do Polo, no Eusébio, e contará com  a presença de psicólogos e assistentes sociais que falarão sobre a assunto.

 

A campanha de conscientização pela vida ganha força com a chegada do Setembro Amarelo. Durante todo o mês algumas iniciativas são realizadas para abordar a importância dos cuidados com a saúde mental. O dia 10 de setembro é lembrado como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e essa é uma oportunidade de abordar o tema de forma transparente, que é um problema de saúde pública. Para reforçar seu compromisso contínuo com a população, o Grupo Coaph Saúde realizará ações gratuitas, intituladas como “Conversas que salvam vidas”, que serão realizadas na Praça do Ferreira, localizada no Centro de Fortaleza, e também na Praça do Polo, no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza.

 

As ações acontecerão de 8h às 12h e contarão com a presença de psicólogos e assistentes sociais que falarão sobre a assunto. A Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar disponibilizará também a clínica móvel (ônibus) do Grupo que realizará aferição da pressão arterial, teste de glicemia e oximetria e fará atendimentos na população local, entre crianças, adultos e idosos, dando orientações sobre como perceber sinais de doenças psicológicas e a importância do apoio da família para esse enfrentamento.

 

Veja abaixo as datas e locais das ações e os serviços disponibilizados:

 

Local

Dia

Serviço

Praça do Ferreira, em Fortaleza

21/09

Atendimento com psicólogo e assistente social, além de aferição  de pressão arterial, teste de glicemia e oximetria

Praça do Polo, no Eusébio

28/09

Atendimento com psicólogo e assistente social, além de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e oximetria

 

A profissional Dionéa Carvalho, psicóloga e gestora da área de Psicossocial do Grupo Coaph, explica: “Hoje nós já realizamos um projeto fixo na Cooperativa chamado “Cuidando de quem cuida”, onde atendemos nossos cooperados. Essa ação para os demais membros da sociedade será uma extensão desse projeto e a nossa equipe atuará em parceria com o projeto Mais Amor, outra iniciativa da Coaph, além de contar também com a ajuda de voluntários. Os atendimentos serão realizados a partir da escuta individual e qualificada e assim poderemos orientar os pacientes a procurarem locais de atendimento contínuo”.

Alguns dados que alertam 

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente no mundo, sendo a quarta maior causa de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos de idade. No Brasil são, em média, 14 mil suicídios por ano — cerca de 38 pessoas tiram a própria vida, por dia, no país. Outros dados do Ministério da Saúde mostram que entre 2010 e 2019, 112.230 pessoas morreram por suicídio. Houve um aumento de 43% no número anual de mortes, passando de 9.454 em 2010, para 13.523 em 2019.

 

Curiosidade

 

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi criado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é chamar a atenção dos governos e da sociedade civil para a importância de falar sobre o assunto.

 

A campanha do Setembro Amarelo foi inspirada na história de Mike Emme, que cometeu suicídio, aos 17 anos, em setembro de 1994, nos Estados Unidos. Ele tinha um carro amarelo e, no dia do seu velório, os pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas e frases motivacionais para pessoas que pudessem estar enfrentando transtornos mentais e emocionais.

 

As fitas amarelas se tornaram o símbolo da campanha, que foi adotada em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

 

Mais sobre o Grupo Coaph Saúde

 

Fundada em 2009, a Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar, com sede na Rua Marcondes Pereira, 1065 – Dionísio Torres, Fortaleza – Ceará, tem como objetivo apoiar profissionais da saúde, organizando postos de trabalho, oferecendo capacitações e buscando representatividade para a categoria. Inovação e diversificação marcam a trajetória da Coaph, que possui atendimento público e privado, com especialidades médicas, desde emergencistas e clínicos gerais, até neurologistas, traumatologistas, ortopedistas, ginecologistas, obstetras, além de outros profissionais da área da saúde como psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A Cooperativa está presente em sete estados do Brasil: Ceará, São Paulo, Bahia, Amazonas, Pernambuco, Paraíba e Rio de Janeiro. Possui seis unidades distribuídas em Fortaleza, Juazeiro do Norte, São Paulo, Salvador, Manaus e Recife, com um total de mais de 18.000 cooperados e serviços como: home care, APH (Atendimento Pré-Hospitalar) e hospitais próprios.

 

Conheça mais sobre o Grupo Coaph Saúde ligando para 3039-3030, acessando o site www.coaph.com.br ou acessando as redes sociais @coaphoficial ou www.facebook.com/coaphoficial/.

ultimas

Assine nossa newsletter e receba todas as novidades !